A maior indicação para o Mapeamento Corporal Total (mapeamento de nevos) é o paciente com múltiplos nevos melanocíticos ou múltiplas pintas, especialmente se disformes e se o paciente ou algum familiar já teve melanoma.
- O mapeamento permite que se gere um banco de dados daquela pele, naquela data, em vários ângulos, para essa pele e os múltiplos sinais serem futuramente comparados com as imagens iniciais.
Num cenário de muitas pintas, a identificação de um melanoma muito inicial pode ser feito apenas de maneira comparativa, se o sinal tiver alguma alteração evolutiva.
Num primeiro exame, quando é identificado algum sinal mais suspeito, é sempre sugerida a retirada cirúrgica, chamada biópsia excisional.
Quando sinais, ainda que disformes ou atípicos, tiverem um padrão repetido naquele paciente, seja clinicamente, seja à dermatoscopia, um acompanhamento seriado pode ser proposto, novamente, caso a caso. Sinais estáveis são menos suspeitos. E sinais que se modificam, dependendo do tipo do sinal, idade do paciente, se forem mais suspeitos, deverão ser retirados.
Como a grande maioria dos melanomas surge em pele sã, ou seja, de “novo”, retirar todos os sinais disformes de um paciente bem pintado é uma conduta quase impraticável, além de mais agressiva e sem um resultado mais efetivo, pois não se diminui a chance de nascer na pele onde não tinha sinal, um provável melanoma que ainda pode surgir. Tira-se muito sinal benigno, deixando múltiplas cicatrizes no paciente, e o risco de melanoma não necessariamente é diminuído.
O monitoramento, portanto, surgiu para esse tipo de paciente de maior risco.
- Utilizamos a associação do MAPEAMENTO CORPORAL TOTAL com a DERMATOSCOPIA DIGITAL das lesões com as plataformas Fotofinder.
- Somos pioneiros também na nova plataforma ATBM recém lançada no Brasil, com imagens clínicas de maior definição e resolução além de recursos de Inteligência Artificial na dermatologia associada a nova tecnologia, pois queremos sempre oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes.
Todos os aparelhos e recursos dependem de treinamento, a máquina apenas auxilia o médico especialista, que sempre será fundamental na análise final das imagens e condução dos casos.